Manutenção preventiva, porquê?

By in
Manutenção preventiva, porquê?

A realização de manutenção preventiva em computadores apresenta várias vantagens a considerar pelas empresas. A sua concretização permite melhorar o funcionamento dos equipamentos, prolongar a duração do tempo de vida útil das máquinas e, simultaneamente, garantir intervenções técnicas mais rápidas e eficazes.

Para evitar a ocorrência de diversos problemas técnicos resultantes da utilização diária dos equipamentos, as empresas devem realizar, pelo menos, uma vez por ano, a manutenção preventiva dos seus computadores. Mas tudo depende do tipo de utilização das máquinas. Máquinas que revelem uma utilização intensiva, que estejam atribuídas a postos de trabalho com atendimento ao público, ou que operem em ambientes suscetíveis ao pó e à humidade, poderão necessitar de manutenção frequente, a cada dois ou três meses.

A manutenção preventiva consiste em realizar a desmontagem, limpeza geral e verificação de componentes. Este é um conjunto de operações simples, realizadas de forma rápida, de modo a evitar interrupções na atividade das empresas enquanto decorre a manutenção.

A atualização do software instalado, a verificação das medidas de segurança IT e do sistema de backups, são tarefas que também deverão fazer parte da lista de requisitos da manutenção preventiva . Poderá ser ainda necessário realizar upgrades nas máquinas ou, como recurso, formatar sistemas operativos para reparar erros e restaurar informação.

Concretizada com o objetivo de garantir o melhor funcionamento possível dos equipamentos, a manutenção preventiva torna-se assim fundamental e deverá acontecer de forma programada em todas as empresas.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *