Os dados são o maior ativo da sua empresa. Proteja-os!
Planear um sistema de cópias de segurança eficiente e eficaz é tão necessário, como determinante, para garantir continuidade da atividade da sua empresa. Saiba como.
Os dados são, sem sombra de dúvida, o maior ativo da sua empresa e ficar sem acesso aos mesmos terá um efeito disruptivo na atividade da sua empresa, podendo até comprometê-la de forma irremediável.
Toda a informação tem de ser classificada, agrupada e armazenada com a frequência necessária para permitir restabelecer a atividade crítica da sua empresa, quando tal se verificar necessário e o mais rapidamente possível.
Testar os processos periodicamente e de forma planeada, é essencial para verificar e validar as cópias de segurança efetuadas, mas também para atualizar as medidas de proteção, procurando melhorar possíveis fragilidades.
A sua empresa deve ainda seguir as políticas e regulamentação existentes, relativamente à proteção de redes e sistemas de informação contra desastres naturais, falhas de energia, incêndios, inundações, furtos, atos de vandalismo, ciberataques e perda acidental de dados, de acordo com o Plano de Gestão de Crises implementado na sua empresa
Considere igualmente o reforço das medidas de proteção cópias de segurança propriamente ditas. Há o backup principal que é feito na rede e o backup secundário que é feito fora da rede, idealmente na nuvem.
Quando a informação armazenada deixar de ser necessária para a sua empresa, devem ser aplicados protocolos de destruição de dados, conforme a legislação aplicável.
Todas aquelas previsões que adiavam a chegada das nossas empresas à fase da maturidade digital concretizaram-se de forma acelerada com a crise global gerada pela pandemia COVID-19.
Se ainda não implementou nada disto na sua empresa, não adie mais!