A contratação de parceiros IT tem demonstrado um impacto positivo em áreas como a eficiência e a resiliência nas empresas
Estudos diferentes referem existir nas organizações problemas com a produção, segurança de dados e utilização de recursos e aplicações, devido a falhas nas infraestruturas de IT, operações, mas também devido lacunas nas competências digitais dos utilizadores comuns.
A contratação de parceiros IT tem demonstrado um impacto positivo em áreas como a eficiência e a resiliência nas empresas, devido à introdução de melhores práticas e metodologias, de forma sistematizada, o que contribui para atuar preventivamente e para minimizar tempos de inatividade.
Por outro lado, a aquisição de competências digitais nas organizações é, e continuará a ser, um desafio, especialmente no domínio da cibersegurança, análise de dados e gestão de ativos.
A promoção da cultura digital faz, aliás, parte de uma estratégia global que visa preparar o “trabalho do futuro”. Melhorar as competências digitais das equipas e adotar metodologias ágeis são dois dos pressupostos que parecem andar de mãos dadas na era da transição digital.
Valorizando a importância da proteção de dados, e a prevenção contra ciberataques, muitas empresas continuarão, por isso, a recorrer a parceiros IT, capazes de fornecer um serviço completo, integrado e dedicado.
De um modo geral, é recomendado às organizações que melhorem os seus protocolos de segurança da informação, que reforcem as suas barreiras de cibersegurança, e que apostem na gestão proactiva de toda a sua infraestrutura de IT. Tudo isto, sem, jamais, descurar o fundamental, as pessoas, que, são, afinal, o fator chave de todo o processo.