Tecnologia e transformação digital

By in ,
Tecnologia e transformação digital

Digitalizar serviços e processos ou adotar uma nova tecnologia não significa transformação digital!

A transformação digital é um processo contínuo de mudança organizacional estratégica, implementada de forma planeada, e escalável, no qual intervêm as competências digitais e a inovação. Por sua vez, a tecnologia envolvida nesse processo transformador é apenas um meio que utilizamos, entre outros, para alcançar uma determinada visão de negócio.

 

A tecnologia não é um fator diferenciador

A adoção de tecnologias digitais assume um papel importante no processo, não sendo, contudo, o que é percebido, muitas vezes e de forma errada, como transformação digital. O foco está no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, sustentáveis, na criação de uma conexão duradoura com os clientes, com os consumidores, oferendo experiências de valor acrescentado, e na obtenção do melhor desempenho possível para mais eficiência organizacional em empresas aptas para efetivamente enfrentar desafios globais.

 

Alcançar a maturidade digital

As empresas que já atingiram a maturidade digital introduziram mudanças disruptivas na sua estrutura e redefiniram radicalmente a forma como hoje conduzem a sua atividade. Estas estão, certamente, numa posição mais vantajosa relativamente às demais. Há boas referências de sucesso no mundo, que nos poderão inspirar e ajudar a compreender, na prática, o que quer dizer isto da maturidade digital nas empresas.

São empresas sem pontos de venda, que adequam a sua oferta às preferências momentâneas dos consumidores, que glorificam a experiência do cliente apresentando soluções incrivelmente personalizadas. E que fazem entregas especiais com recurso a drones, até em lugares remotos. São empresas com recursos AI incríveis para otimização da sua gestão comercial. São showrooms de moda com serviço fashion-advisor associado, tudo virtual. De facto a criatividade não apresenta limites quando se pretende inovar na era digital, embora, para nosso bem, a legislação imponha alguns.

Estamos num mercado em acelerada transformação que exige dos empresários uma reinvenção continuada dos modelos de negócio e das suas organizações, sob pena dos seus projetos rapidamente se tornarem obsoletos.

Trata-se, portanto, de uma radical alteração de paradigma que reconfigura a visão estratégica das empresas, numa plataforma global digital, onde é essencial que cada organização seja capaz de encontrar aquela vantagem competitiva, que a vai tornar sustentável e viável, num dado momento da sua atividade. Vamos empreender!

 

Notas finais:

Há imensa informação sobre a Transformação Digital.
Nós recomendamos o Hub pme-digital, aqui https://hub.pme-digital.pt/.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.